Natal (?)

domingo, dezembro 19, 2010



Oi gente, pelo visto esto voltando aos poucos mesmo. Hoje eu estava comprando uns livros (presentes de natal de mim pra mim) [forever alone (Y)] e pensando sobre algo interessante pra postar. Acho que vocês já notaram que os post agora são mais textos do que imagens e vídeos . Espero que vocês não sejam preguiçosos. Voltando ao ponto, o assunto que eu queria postar não é tããão novidade mas acho que ainda está valendo.
Então vamos do começo...
Nataaaal, eeee. /o/
Quem acha que o Natal é a comemoração no nascimento de Cristo?? pfs, todos vocês erraram. o/
Na verdade... n.n
O natal é fruto de antigas comemorações pagãs, festas de religiões pré-cristãs. Que foram adotadas pela igreja católica por vários motivos, mas não é sobre isso que vamos falar, é sobra a origem . n.n
Bom, pra alguns, Yule, pra alguns, Saturnália, ou apenas comemoração do solstício de inverno (hemisfério norte), tanto para celtas, quanto anglo-saxões, quanto para romanos. O natal era uma celebração que começava na noite do solstício de inverno, geralmente entre 20 e 23 de dezembro (mais uma vez, no hemisfério norte, no hemisfério sul, o solstício ocorre entre 20 e 23 de junho), e durava em torno de 12 dias, que representa a morte e o renascimento, a luz e a escuridão, o renascimento do (deus) Sol (o deus Cornífero).

Nessa época as noites são longas e os celtas penduravam luzes que representavam a luz do sol. Era comum ter banquetes, trocar presentes e solidificar os relacionamentos (hum, isso me parece familiar...). Era uma época de esperança e aprendizado de novas lições. Nessa época, o sol entra no signo de capricórnio. As casas eram decoradas com plantas verdes como o visco e o louro e ramos de árvores sagradas, como o pinheiro e o carvalho, guirlandas eram penduradas e bolas vermelhas que representavam o sol eram penduradas nas árvores. As cores comuns da época são vermelho, verde, dourado e branco.

Com relação ao Papai Noel, as histórias são muitas, uma delas que eu achei bem interessante diz que ele é Odin ou Wotan (mitologia nórdica) e ele tem ajudantes que nos observam, e quando cuidamos de uma planta ou de alguém, ele nos envia presentes como agradecimento.
É claro que tem muuuito mais coisa por trás dessa bela festa que celebramos até hoje , e eu só queria mostrar o principal. Eu não sei para vocês, mas isso tudo me pareceu bem familiar. De qualquer forma, Feliz Natal para todos vocês, muitas felicidades, presentes, prosperidade, e tudo de bom.
Fontes: Sabedoria e magia dos celtas - Ana Elizabeth C. da Costa
Enciclopedia da bruxaria - Doreen Valiente
Wicca essencial - Paul Tuitéan e Estelle Daniels

Peixos =*
ChibiKawaii